Trieste conta com Consulado Honorário do Brasil
February 6, 2018
Doe o seu 5X1000 à uma Associação que trabalha sério com o social
May 11, 2018
Aplicativo e-Título já está disponível para download

De acordo com a Resolução n° 23.554 do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, desde 1º de março de 2018 o Cartório Eleitoral do Exterior deixou de imprimir título de eleitor. A versão impressa será substituída pelo aplicativo e-Título (aplicativo que permite baixar a versão digital do título de eleitor).

O eleitor que fez o recadastramento no setor consular da embaixada deverá aguardar aproximadamente um mês desde a data em que assinou o recadastramento para consultar a versão digital do título de eleitor.

Qualquer título de eleitor, mesmo aquele que não foi atualizado com o recadastramento, poderá ser baixado pelo aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral.

A ideia é que o App seja um portal de acesso a vários outros serviços, inclusive com a possibilidade de a pessoa saber o seu local de votação e se está em dia com a Justiça Eleitoral (quitação eleitoral). Será até possível, futuramente, fazer a justificativa eleitoral pelo aplicativo.

Como funciona o e-Título:

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar no seu celular o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, e que já está disponível no Google Play e na App Store. Após digitar os dados solicitados a versão digital do título será validada e liberada. Ao ser acessado pela primeira vez o documento será gravado no celular.

O eleitor que optar por não baixar a versão digital do título eleitoral poderá acessar o sítio do TSE (http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/servicos/servicos-ao-eleitor) para verificar número, zona e seção do título de eleitor, situação eleitoral e local de votação.

No dia da votação, caso não tenha em mãos o título de eleitor físico, a sua versão digital, ou o seu número, bastará apresentar na sua seção eleitoral um documento brasileiro de identificação com foto.

Confira o vídeo sobre o e-Título produzido pela Justiça Eleitoral clicando no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=ubYkZDRS4B8

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *